Páginas

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Projeto UERJ - 2016 (Língua Portuguesa Instrumental com Redação) - Conteúdos programáticos

LÍNGUA PORTUGUESA INSTRUMENTAL COM REDAÇÃO

ORIENTAÇÃO GERAL

Em Língua Portuguesa Instrumental com Redação, enfatizam-se as habilidades de leitura, interpretação e redação, entendendo a língua como atividade de natureza sociodiscursiva e interacional. Nesse sentido, a análise dos diferentes aspectos linguísticos exige sua contextualização, seja para compor a unidade de sentido de um texto, seja para explicitar a relação entre os diferentes textos e a vida social.
Este programa considera a diversidade de textos e gêneros em função de suas condições de uso e adequação ao contexto social. Abordam-se as estruturas de construção do sentido tanto em suas perspectivas mais gerais quanto no que diz respeito aos recursos formais que as integram e caracterizam. Prioriza-se a compreensão dos efeitos de sentido produzidos pelas estruturas da língua e dos mecanismos de construção dos diferentes gêneros, em detrimento de nomenclaturas e classificações. A ênfase na argumentação como gênero específico põe em destaque um importante requisito da vida acadêmica, quer pela articulação de informações e ideias, quer pelo exercício de recursos expositivos e persuasivos da linguagem.
O exame discursivo de Língua Portuguesa Instrumental com Redação procura integrar as práticas da leitura e da escrita. Desse modo, a leitura do conjunto dos textos e o exercício de compreensão realizado para a solução das questões contribuem para a elaboração final da Redação.

PROGRAMA DE LÍNGUA PORTUGUESA INSTRUMENTAL

Organização textual

• Tipologias textuais: descrição; narração; argumentação; injunção;
• Objetivos discursivos: informar; opinar; polemizar; emocionar; persuadir; especular;
• Elementos de argumentação: método indutivo; método dedutivo; procedimentos dialéticos; opinião, fato; sofismas, falácias;
• Elementos não verbais: relação entre o verbal e o não verbal; imagens; recursos gráficos e tipográficos; pontuação;

Construção do sentido

• Fatores de coesão: referenciação; substituição; ligação; sequenciação; elipse;
• Fatores de coerência: modos de organização do texto; inferências; pressuposições; marcas linguísticas; focalização; intencionalidade; efeito de real;
• Formas de enunciação: efeito de subjetividade; efeito de interlocução; efeito de objetividade;
• Recursos de retórica: metalinguagem; intertextualidade; modalização; metáfora; metonímia; personificação; hipérbole; antítese; eufemismo; ironia.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA REDAÇÃO

Na Redação, serão avaliados o emprego de formas e estruturas linguísticas de acordo com a norma padrão, a habilidade de leitura e interpretação para a reconstrução de textos em diversos níveis e a construção da argumentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário