LÍNGUA PORTUGUESA INSTRUMENTAL
COM REDAÇÃO
ORIENTAÇÃO GERAL
Em Língua
Portuguesa Instrumental com Redação, enfatizam-se as habilidades de leitura,
interpretação e redação, entendendo a língua como atividade de natureza
sociodiscursiva e interacional. Nesse sentido, a análise dos diferentes
aspectos linguísticos exige sua contextualização, seja para compor a unidade de
sentido de um texto, seja para explicitar a relação entre os diferentes textos
e a vida social.
Este programa
considera a diversidade de textos e gêneros em função de suas condições de uso
e adequação ao contexto social. Abordam-se as estruturas de construção do
sentido tanto em suas perspectivas mais gerais quanto no que diz respeito aos
recursos formais que as integram e caracterizam. Prioriza-se a compreensão dos
efeitos de sentido produzidos pelas estruturas da língua e dos mecanismos de
construção dos diferentes gêneros, em detrimento de nomenclaturas e
classificações. A ênfase na argumentação como gênero específico põe em destaque
um importante requisito da vida acadêmica, quer pela articulação de informações
e ideias, quer pelo exercício de recursos expositivos e persuasivos da
linguagem.
O exame
discursivo de Língua Portuguesa Instrumental com Redação procura integrar as
práticas da leitura e da escrita. Desse modo, a leitura do conjunto dos textos
e o exercício de compreensão realizado para a solução das questões contribuem
para a elaboração final da Redação.
PROGRAMA DE LÍNGUA PORTUGUESA
INSTRUMENTAL
Organização textual
• Tipologias textuais: descrição;
narração; argumentação; injunção;
• Objetivos discursivos:
informar; opinar; polemizar; emocionar; persuadir; especular;
• Elementos de argumentação:
método indutivo; método dedutivo; procedimentos dialéticos; opinião, fato;
sofismas, falácias;
• Elementos não verbais: relação
entre o verbal e o não verbal; imagens; recursos gráficos e tipográficos;
pontuação;
Construção do sentido
• Fatores de coesão:
referenciação; substituição; ligação; sequenciação; elipse;
• Fatores de coerência: modos de
organização do texto; inferências; pressuposições; marcas linguísticas;
focalização; intencionalidade; efeito de real;
• Formas de enunciação: efeito de
subjetividade; efeito de interlocução; efeito de objetividade;
• Recursos de retórica:
metalinguagem; intertextualidade; modalização; metáfora; metonímia;
personificação; hipérbole; antítese; eufemismo; ironia.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA REDAÇÃO
Na Redação,
serão avaliados o emprego de formas e estruturas linguísticas de acordo com a
norma padrão, a habilidade de leitura e interpretação para a reconstrução de
textos em diversos níveis e a construção da argumentação.
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