Páginas

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Sintaxe II: Tipos de Predicado

O predicado constitui a parte da oração que contém a declaração ou a informação sobre o sujeito. Nele se encontra a ação / estado referente ao sujeito. Antes de estudar os tipos de predicado, é importante conhecer os tipos de predicação dos verbos.
Há verbos que expressam ação, relativa quer a uma atividade (voz ativa), quer a uma passividade (voz passiva), quer a atividade e passividade simultaneamente (voz reflexiva).

Exemplos: Eu li o livro Crepúsculo.
A matéria foi lida em voz alta.
Manuela cortou-se com uma faca. 

No exemplo I, o verbo ler indica uma ação praticada pelo sujeito eu. Em II, não se sabe quem praticou a ação, pois o sujeito é paciente. Já em III, a ação é simultaneamente exercida e sofrida pelo sujeito.

Verbos de Ligação ou estado

Há verbos que ligam o sujeito às suas qualidades, às suas características ou ao seu estado. São chamados verbos de ligação ou verbos de estado.

Exemplos: A casa de João é azul.
Camila andava preocupada.
Lúcia permanece doente.

Transitividade Verbal

Os verbos significativos, que caracterizam o predicado verbal, podem ser classificados em intransitivos e transitivos.
Veja:

A criança comia doce de leite com queijo.
Assisti ao filme na casa do meu amigo.
O atleta subiu ao pódio.  

Em I, o verbo comer exige um complemento, que na oração é a expressão “doce de leite com queijo”. O verbo que precisa de complemento é considerado verbo transitivo. Quando o complemento se liga diretamente ao verbo, sem preposição, temos um verbo transitivo direto.
Em II, também se vê um verbo que necessita de complemento, mas nesse caso, o verbo vem regido por uma preposição (a): “ao filme”. Trata-se de um verbo transitivo indireto.
No exemplo III, a ação está inteiramente contida na forma verbal. A expressão “do pódio” não é um complemento do verbo, mas uma circunstância de lugar. Nesse caso, classifica-se como verbo intransitivo.
Há, ainda, orações em que o verbo exige dois complementos, um sem preposição e outro com preposição; o verbo, então, é chamado de verbo transitivo direto e indireto.

Ex.: Lucas deu um presente à Alice.

Sendo assim, para analisar a transitividade verbal, é necessário verificar o verbo no seu contexto, pois há verbos que podem ser ora transitivos, ora intransitivos.

 Tipos de Predicado

§  Predicado Verbal: é onde se encontra a informação principal do sujeito; apresenta um verbo significativo, ou seja, transitivo ou intransitivo, como núcleo.
Ex.: O aluno fez os exercícios.
Jonas comeu a torta inteira.
Lucas deu um presente à Alice.

§  Predicado Nominal: o verbo não transmite informações sobre o sujeito, pois somente o termo que qualifica o sujeito (predicativo do sujeito) contém as informações sobre ele. O núcleo desse predicado é um nome.
Ex.: A casa de João é azul.
Camila andava preocupada.
Lúcia permanece doente.

§  Predicado Verbo-nominal
Observe:

Você me deixou aborrecida.

O predicado da oração é: “me deixou aborrecida”. Se for observado o predicado, verifica-se que os núcleos são um verbo significativo e um nome. Tal predicado é denominado predicado verbo-nominal.

Cumpre distinguir dois casos:

1) O predicativo se refere ao sujeito da oração.
Ex.: O maratonista chegou vitorioso na reta final. (“O maratonista chegou” + “O maratonista foi vitorioso”)

2) O predicativo se refere ao objeto direto da oração.

Ex.: A população brasileira elegeu Dilma presidente. (“A população brasileira elegeu Dilma” + “Dilma tornou-se presidente)

Bibliografia:

LIMA, Rocha. Gramática Normativa da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: José Olympio, 2001.
SARMENTO, Leila Lauar. Gramática em textos. São Paulo: Editora Moderna, 2005. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário