Páginas

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

CLASSES DE PALAVRAS: O ADJETIVO

As palavras que dão características aos substantivos, atribuindo-lhes qualidades ou defeitos, modos de ser, estado ou aparência, chamam-se adjetivos. Algumas vezes, não é possível diferenciar adjetivos de substantivos isoladamente. O que vai marcar a distinção é o contexto, ou seja, o sentido da palavra na frase. Observe:

O candidato vencedor foi um trabalhador operário.
O candidato vencedor foi um operário trabalhador.

Na primeira frase, a palavra trabalhador é um substantivo e operário, um adjetivo. Mas na segunda frase ocorre o contrário: operário é um substantivo e trabalhador, adjetivo. O contexto determina suas classificações. Sendo assim, adjetivo, é a palavra variável que especifica o substantivo, caracterizando-o.

LOCUÇÃO ADJETIVA


Leia a frase abaixo:

As cidades do Brasil são muito bonitas.
As cidades brasileiras são muito bonitas.

Observe a expressão do Brasil, que qualifica o substantivo cidades e tem o valor de um adjetivo: brasileiras. Esta é formada por preposição (de + o = do) e substantivo e recebe o nome de locução adjetiva. A maior parte destas locuções tem um adjetivo equivalente.  Veja alguns exemplos:


  • Docente – de professor
  • Estelar – de estrela
  • Estomacal – de estômago
  • Etário – de idade
  • Fluvial – de rio
  • Infantil – de criança
  • Mortal – de morte
  • Nasal – de nariz
  • Ótico – de olho
  • Pluvial – de chuva

CLASSIFICAÇÃO DOS ADJETIVOS

Os adjetivos podem ser classificados em:


  • Simples x Compostos
Os adjetivos simples são formados por um único radical.
Ex.: lugar seguro / rapaz apaixonado / filme divertido
Os adjetivos compostos apresentam mais de um radical.
Ex.: uniforme verde-escuro / toalha azul-piscina


  • Primitivos x Derivados
Os adjetivos primitivos possuem apenas um radical, e não recebem nenhum afixo.
Ex.: carro novo / blusa branca / água fria
Os adjetivos derivados originam-se de outros radicais e apresentam afixos (prefixo / sufixo).
Ex.: acordo salarial (de salário) / movimento grevista (de greve) / planta carnívora (de carne)


  • Pátrios ou Gentílicos
Referem-se à procedência, à nacionalidade ou ao lugar de origem de alguém ou de alguma coisa. São derivados de substantivos.

Ex.: afro - africano
anglo - inglês
euro - europeu
franco - francês
greco - grego
luso - português

Obs.: Às vezes, os adjetivos são empregados como substantivos ou como advérbios. Veja:

Ex.: Lucas agia como um ingênuo. (Adjetivo empregado como substantivo)
         Joana sempre trabalhou sério. (Adjetivo empregado como advérbio)

FLEXÃO DOS ADJETIVOS

Os adjetivos podem se flexionar em gênero, número e grau.


  • Flexão de gênero
Os adjetivos concordam em gênero com os substantivos a que se referem. Classificam-se em uniformes e biformes.

Os adjetivos uniformes têm uma única forma para o masculino e para o feminino.
Ex.: médico experiente / médica experiente

Os adjetivos biformes apresentam uma forma para cada gênero. Flexionam-se mediante a troca da vogal -o pela vogal –a, ou com acréscimo da desinência -a.
Ex.: juiz sensato / juíza sensata
escritor inglês / escritora inglesa


  • Flexão de número
Os adjetivos se flexionam quanto ao número de acordo com os substantivos a que se referem.
Ex.: freguês difícil / fregueses difíceis
moça sensível / moças sensíveis

Obs.: Os substantivos empregados como adjetivos para nomear cores permanecem invariáveis.
Ex.: meia creme / meias creme
gravata mostarda / gravatas mostarda

Na flexão dos adjetivos compostos, há dois casos a serem observados:

a)   Se o adjetivo composto é formado por adjetivos, somente o ultimo elemento varia:
Ex.: poltrona azul-escura /  poltronas azul-escuras
Exceções: azul-marinho, azul-celeste, surdo-mudo.

b)  Se o adjetivo composto é formado por adjetivo e substantivo e refere-se a cores, permanece invariável.
Ex.: Tapete cinza-chumbo


  • Flexão de grau
Os adjetivos apresentam duas variações de grau: comparativo e superlativo.

a)     Grau comparativo
Ocorre quando se compara a mesma característica entre dois ou mais seres ou quando duas ou mais características são atribuídas ao mesmo ser. Pode ser de igualdade, superioridade ou inferioridade:
Ex.: O Brasil é um país tão rico em recursos minerais quanto o Canadá.
  João é mais simpático do que Paulo.
 Paulo é menos educado que João.

b)     Grau superlativo
Ocorre quando se destaca determinada qualidade de um elemento no grau mais elevado (superlativo absoluto), ou quando, num conjunto de elementos, um deles tem uma característica comum em maior ou menor grau (superlativo relativo).

O superlativo absoluto pode ser sintético ou analítico.
Ex.: A adolescência é uma fase dificílima. (sintético -> acréscimo dos sufixos -íssimo, -érrimo, -ílimo)
A adolescência é uma fase muito difícil. (absoluto -> utilização de advérbios de intensidade)

O superlativo relativo pode ser de superioridade ou inferioridade.
Ex.: O monte Everest é o mais alto do mundo. (superioridade)
Este filme foi o menos elogiado do Festival de Cannes. (inferioridade)

Alguns adjetivos apresentam uma forma especial no comparativo e no superlativo. Observe:

Adjetivo
Comparativo de Superioridade
Superlativo
Absoluto
Relativo
bom
melhor
ótimo
o melhor
mau
pior
péssimo
o pior
grande
maior
máximo
o maior
pequeno
menor
mínimo
o menor

 Bibliografia: SARMENTO, Leila Lauar. Gramática em textos. São Paulo: Editora Moderna, 2005. 


Projeto UERJ - 2016 (Língua Portuguesa Instrumental com Redação) - Conteúdos programáticos

LÍNGUA PORTUGUESA INSTRUMENTAL COM REDAÇÃO

ORIENTAÇÃO GERAL

Em Língua Portuguesa Instrumental com Redação, enfatizam-se as habilidades de leitura, interpretação e redação, entendendo a língua como atividade de natureza sociodiscursiva e interacional. Nesse sentido, a análise dos diferentes aspectos linguísticos exige sua contextualização, seja para compor a unidade de sentido de um texto, seja para explicitar a relação entre os diferentes textos e a vida social.
Este programa considera a diversidade de textos e gêneros em função de suas condições de uso e adequação ao contexto social. Abordam-se as estruturas de construção do sentido tanto em suas perspectivas mais gerais quanto no que diz respeito aos recursos formais que as integram e caracterizam. Prioriza-se a compreensão dos efeitos de sentido produzidos pelas estruturas da língua e dos mecanismos de construção dos diferentes gêneros, em detrimento de nomenclaturas e classificações. A ênfase na argumentação como gênero específico põe em destaque um importante requisito da vida acadêmica, quer pela articulação de informações e ideias, quer pelo exercício de recursos expositivos e persuasivos da linguagem.
O exame discursivo de Língua Portuguesa Instrumental com Redação procura integrar as práticas da leitura e da escrita. Desse modo, a leitura do conjunto dos textos e o exercício de compreensão realizado para a solução das questões contribuem para a elaboração final da Redação.

PROGRAMA DE LÍNGUA PORTUGUESA INSTRUMENTAL

Organização textual

• Tipologias textuais: descrição; narração; argumentação; injunção;
• Objetivos discursivos: informar; opinar; polemizar; emocionar; persuadir; especular;
• Elementos de argumentação: método indutivo; método dedutivo; procedimentos dialéticos; opinião, fato; sofismas, falácias;
• Elementos não verbais: relação entre o verbal e o não verbal; imagens; recursos gráficos e tipográficos; pontuação;

Construção do sentido

• Fatores de coesão: referenciação; substituição; ligação; sequenciação; elipse;
• Fatores de coerência: modos de organização do texto; inferências; pressuposições; marcas linguísticas; focalização; intencionalidade; efeito de real;
• Formas de enunciação: efeito de subjetividade; efeito de interlocução; efeito de objetividade;
• Recursos de retórica: metalinguagem; intertextualidade; modalização; metáfora; metonímia; personificação; hipérbole; antítese; eufemismo; ironia.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA REDAÇÃO

Na Redação, serão avaliados o emprego de formas e estruturas linguísticas de acordo com a norma padrão, a habilidade de leitura e interpretação para a reconstrução de textos em diversos níveis e a construção da argumentação.