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quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Conteúdos Programáticos - Concurso Pedro II - 6º ano - Língua Portuguesa

PROGRAMA DE PORTUGUÊS OBJETIVO

A prova de Português privilegia o conhecimento linguístico-operacional, possibilitando a avaliação da competência do falante no domínio da estrutura do texto e do seu universo temático. 

I – Conhecimento textual (texto ficcional e não ficcional) 

1. Leitura e compreensão de textos verbais e não verbais. 
2. Relações entre partes do texto e inferências. 
3. Intertextualidade. 
4. Estruturas textuais: semelhanças e diferenças de organização. 
5. Ponto de vista. 
6. Análise de textos ficcionais (prosa e verso): 
a) personagens principais e secundárias;
b) sucessão cronológica dos fatos;
c) o espaço dos fatos;
d) desenvolvimento do texto;
e) sentidos concretos e abstratos;
f) versificação: reconhecimento do verso, da rima, da estrofe. 
II – Conhecimento linguístico 

1. Classes de palavras - Funções na organização do texto: substituição, transformação, ampliação, referência. 
2. Flexão e derivação: os efeitos de sentido no texto. 
3. Sinônimos e antônimos e sua função no texto. 
4. Operações básicas de concordância. 

III – Produção de texto 

1. Organização do texto: 
a) relato de experiência;
b) narrativa ficcional;
c) carta;
d) texto opinativo, com apresentação de argumentos. 
2. Habilidades e competências: 
a) emprego básico de recursos coesivos (emprego de pronomes, tempos verbais etc.);
b) emprego dos sinais básicos de pontuação;
c) organização de períodos e parágrafos;
d) emprego de ortografia oficial e recursos básicos suplementares: margem, distribuição espacial, letra maiúscula, translineação. 
Orientações: Ao desenvolver a proposta indicada para a produção de texto, é necessário seguir, atentamente, as instruções da proposta quanto ao tipo de texto solicitado; seguir, atentamente, as instruções da proposta quanto ao tema solicitado; redigir um texto de 15 a 20 linhas; utilizar linguagem de acordo com as normas da língua culta; atentar à questão da coesão e da coerência entre as partes do texto. 

Obs.: Será atribuído grau zero à redação desenvolvida a partir de um tipo de texto ou de um tema diferentes dos solicitados na proposta

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